Criar um Site Grátis Fantástico
Translate to English Translate to Spanish Translate to French Translate to German Google-Translate-Portuguese to Italian Translate to Russian Translate to Chinese Translate to Japanese




Partilhe esta Página



Venha fazer parte da Nossa família



Tempo de conguista

Tempo de conguista


Retidos das trevas para reino da luz /do Egito para o deserto do deserto para conquista de Canaã.

Introdução: Na 1º carta do Apostolo Pedro no cap.2:5-9 , o texto nos diz que somos um edifício espiritual, um reino de sacerdotal com o propósito de oferecer sacrifícios espirituais, somos  geração eleita por Ele, entenda que nesse tempo, nessa geração somos nos os eleitos de Deus , uma nação santa , um povo adquiro por Ele O Senhor.Fomos chamado das trevas para o reino da luz .O versículo dez diz que antes não éramos povo , “...Mas agora sois povo de Deus...”Isso é maravilhoso pois temos pela fé a certeza de que somos povo de Deus , santos ,sacerdotes do Senhor aqui na terra a fim de Anunciarmos as virtudes do Senhor que no Chamou das trevas para a luz.Porem entendemos que hoje somos povo mas antes não éramos.E quem éramos nos? O apostolo Paulo diz aos efésios em sua carta que antes de sermos povo de Deus éramos Filhos da ira (efésios 2:2,3)V.11...“Portanto lembrai-vos que vós noutro tempo éreis gentios na carne...12.que naquele tempo estavam sem Cristo, separados da comunidade d’Israel , estranhos as alianças da promessa, não tendo esperança  e sem Deus no mundo.” 5:8...“Porque noutro tempo éreis trevas, mas agora sois luz...”  Vemos que O Senhor mudou nossa posição espiritual através de Cristo, pois antes éramos escravos do Pecado,Hoje nascidos em Cristo somos luz do mundo e salda terra,Um reino sacerdotal,e nos propósitos de Deus estamos condicionados e estender esse reinado sobre toda a terra Ap.5:10 , essa mudança  de posição da seu inicio no novo nascimento, “SEU INICIO” ou seja é o inicio de um processo.Vemos isso ilustrado no relacionamento de Deus com seu povo de Israel , (pois somos Israel espiritual),em sua libertação do Egito(Reino das trevas)Até darem entrada na Canaã(terra das promessas, reino da luz, reino de Deus),libertação essa que os transformariam em Povo INTEIRAMENTE DE DEUS .Vemos na historia de Israel após a libertação que o Senhor os leva a um tempo de conquista,(pois Canaã pertencia aos povos da terra), porem entre O Egito e a conquista existe o Deserto.

Preposição: Deus quer nos levar a um tempo de conquista, pois é isso que Ele tem para o Seu povo, “a conquista da terra”. Em todos os níveis. Veremos então o significado do Deserto em nossas vidas e o valor que Ele tem para Deus e também, as axigências primordiais de Deus para a conquista da terra da promessa.

Deuteronomio Cap.8 Deus revela o Deserto de seu povo.

  • V.1-20       O deserto revelará o caráter de Deus ao povo e o caráter do povo a Deus;

ü  O caráter de Deus se revela através de seus mandamentos... “Todos os mandamentos que hoje vos ordeno... que Jurou o Senhor... te lembrarás do caminho que pelo qual o Senhor teu Deus te guio...”

ü  Os mandamentos do Senhor esclarecem princípios morais, éticos, sociais e saudáveis

ü  Eles revelariam o relacionamento de Deus com o povo através das ofertas e sacrifícios, que tem um significado de aproximação, perdão de pecados, louvor e adoração. O Propósito de Deus sempre foi estar com o seu povo.

ü  Vs.3,4,5,7,15,16,18,20...Falam da provisão, sustento, cuidado, proteção, zelo e principalmente a disciplina de Deus para com seu povo.

ü  Do v.1 ao 20 a palavra coração se repete 4 vezes e a palavra humilhar 3 vezes todas dentro de um mesmo contexto, em que Deus diz ter humilhado o povo para provar o seu coração,V2 e V16,...“para te provar , para no teu fim te fazer bem...” Ou seja revelar ao homem o seu mau caráter adquirido no Egito.

ü  Nesse mesmo contexto vemos algo importante esclarecido de Deus ao homem. V14,16, 17... “E digas no teu coração a minha força e o meu braço forte me adquiriu esse poder...”

ü  Não era possível entrar na terra prometida com mentalidade do Egito.

 

Os Nossos pensamentos determinam nossos feitos, nossos feitos determinam nossos hábitos, nossos hábitos determinam nosso caráter, nosso caráter determina nosso destino.                       

 

  • A conquista da terra        Coração e terra que ninguém pisa,ou seja uma localidade,um território.

ü  Os territórios a serem conquistados aqui estão relacionados a areas interiores em nos e não apenas geográficas.

ü  A terra prometida, uma terra boa que mana leite e mel,indica plenitude de Deus em nossas vidas.

ü  Deus diz: sobre tudo que deves guardar, guardas o Téo coração porque dele procedem as saídas para a vida.

ü  Deus faz algumas exigências antes de entrarem na terra, e uma dela é expulsar os inimigos da terra,pois esses povos simbolizavam imoralidade, perversão, rebelião,idolatria,inimizades,contendas, e quando olhamos pra ele vemos que eles representam questões contidas na natureza humana e que devem ser banidas para vivermos a plenitude de Deus e conquistarmos no Senhor 

 Deuteronômio sete descreve sete povos (sete principados em espíritos), em que Deus determina que o crente se afaste totalmente desses povos Podemos Dizer que eles ocupam territórios a serem conquistados por nos. São eles:

  • Os Heteus - povo que tinha o poder de amedrontar
  • Os Girgaseus - povo que vivia em prostituição e imoralidade
  • Os Amorreus - povo que habitava as montanhas (disputa dos mais altos cargos, postos altos)
  • Os Cananeus - povo que habitava as regiões baixas (atitudes de nível baixo)
  • Os Ferezeus - povo que conservava tradições contrárias à palavra de Deus
  • Os Heveus - povo que enganava - falsos profetas, revelação na carne
  • Os Jebeseus - povo que tinha pegada forte.

Os Heteus

Esse povo tinha o espírito do medo, da insegurança, da perturbação, da incerteza, da compulsividade, do pavor, dos tormentos. O medo produz tormentos e tem o poder de dominar a vidas das pessoas. É o caso de medo do escuro, medo de enfrentar um problema, medo de enfrentar um projeto, medo do amanhã etc. Combata o bom combate contra o medo na palavra em 1 João 4.18:

No amor não existe medo, antes o perfeito amor lança fora o medo;
Ora, o medo produz tormento; logo, aquele que teme não é aperfeiçoado no amor.

Os Girgaseus

Eram dominados pelo espírito de lascívia, sedução e masturbação. Esse espírito afasta o amor e só traz o prazer pelo prazer, fazendo com que a pessoa decaia em suas atitudes morais. Mas Deus está sempre disposto a ajudar aqueles que querem uma vida reta. Ore no Salmo 40.2:

Tirou-me de um largo horrível, de um charco de lodo; pôs os meus pés sobre uma rocha, firmou os meus passos.

Os Amorreus

Esse povo tinha o espírito de inveja, ciúmes, insatisfação. A tendência é sempre nos compararmos com o outro. Que seja no sentido moral, mas não em bens. O ciúme destrói relacionamentos e não edifica o espírito. A insatisfação traz consigo o descontentamento de outrem, a desarmonia, o desentendimento, a desinteligência, a desavença. Ore no Salmo 131.1:

Senhor, não é soberbo o meu coração, nem altivo o meu olhar; não ando a procura de grandes coisas, nem de coisas maravilhosas demais para mim.

Os Cananeus

Esse povo tinha o espírito de intriga, escândalo, fuxico, fofoca. Existem pessoas que adoram tornar pública a desgraça da vida dos outros. Jogam também duro e no mais baixo nível contra as pessoas. Medite em Provérbios 18.20-21:

Do fruto da boca o coração se farta; do que produzem os lábios se satisfaz. A morte e a vida estão no poder da língua; o que o bem a utiliza come do seu fruto.

Os Ferezeus

Esse povo cultuava tradições e religiosidade que não se importavam com a palavra de Deus e por isso atraía maldições. Os fariseus e os escribas também pecavam por colocar a tradição humana contrária aos princípios de Deus (Marcos 7.8-9). Nesse versículo Jesus Cristo não condena toda e qualquer tradição humana, mas aquelas contrárias à palavra de Deus, como desonrar pai e mãe. É também o caso de doutrinas estranhas (E em vão me adoram, ensinando doutrinas que são preceitos do homem - Mateus 15.9). Ore no Salmo 119.1-3:

Bem-aventurados os irrepreensíveis no seu caminho, que andam na lei do Senhor. Bem-aventurados os que guardam as suas prescrições e o buscam de todo o coração; não praticam iniquidade, e andam nos seus caminhos.

Os Heveus

Esse povo tinha o espírito da enganação com as revelações dos falsos profetas. Hoje em dia, nas igrejas chamadas pentecostais e neopentacostais, existem pessoas que adoram profetizar influindo negativamente na vida normal das pessoas. Repare que essas pessoas nunca estão bem em suas vidas, querem sempre se aproveitar da boa-fé dos outros. Afaste-as de sua vida o quanto antes. E faça-as calar orando em Lucas 21.14-15:

Assentai, pois, em vossos corações de não vos preocupardes com o que haveis de responder; porque eu vos darei boca e sabedoria a que não poderão resistir nem contradizer todos quantos se vos opuserem.

Os Jebeseus

Esse povo levava o espírito da falência, quebradeira, desastre e destruição de todos os tipos. Parece que esse espírito hoje está mais atuante do que nunca. Ore com muita fé no Salmo 23.1-3:

O Senhor é o meu pastor; nada me faltará. Ele me faz repousar em pastos verdejantes. Leva-me para junto das águas de descanso; refrigera-me a alma. Guia-me pelas veredas da justiça por amor do teu nome.

ü  Após o exame dos espíritos que dominam os sete principados, faça um exame de sua vida. Liberte-se. Livre-se de tudo que não esteja no plano de Deus. Você, que já conhece a Palavra, tem autoridade e poder em nome de Jesus Cristo. Clame por Ele.